O que significa ativar todo o seu potencial humano?

Grupo Editorial Pensamento
5 min readMay 24, 2021

Encontrei a resposta para esta constante pergunta durante um período dramático de minha vida, quando descobri algo que mudou minha forma de ver do que eu era capaz. Por meio de muitas tristezas, triunfos e reviravoltas inesperadas, segui a única fonte de orientação em que sempre pude confiar — a infinita sabedoria da natureza, conforme ela veio a mim pelo poder do frio.

Ao percorrer esse caminho curioso e de coração aberto, descobri meu verdadeiro potencial humano e mudei profundamente minha visão do que o ser humano é capaz de realizar. Parte integrante da minha história está relacionada à minha busca sobre o que é a alma: sou um pai de quatro filhos pequenos que enfrentou muitas dificuldades depois que a perda da minha esposa partiu meu coração. Ao longo de minha jornada de cura, impulsionei meu corpo e minha mente além dos limites humanos. Encontrei, assim, alegria e novos níveis de humildade. Cada passo me levou mais perto de meu senso de propósito … da minha missão de vida que é ajudar a transformar o mundo.

Minha experiência preparou o terreno para trabalhar com diversas pessoas, para ajudá-las a turbinar sua capacidade de obter força, vitalidade e felicidade. Também ofereceu soluções universais para problemas contemporâneos como: inflamação, estresse, regulação do humor, entre muitos outros.

Em meu novo livro, O Método Wim HOF, lançamento do Grupo Editorial Pensamento (selo Cultrix), no Brasil, eu compartilho não apenas minha jornada pessoal, mas levo você para uma experiência com o objetivo de explorar três pilares essenciais que podem ser praticados com segurança — e com ritmo próprio — no conforto de sua casa:

1. Respiração: Práticas para mudar a química do seu corpo, encher-se de energia e trabalhar o foco de sua mente;

2. Frio: Práticas seguras e controladas de exposição ao frio para melhorar seu sistema cardiovascular e despertar a força inexplorada de seu corpo (gosto de dizer que o frio é seu amigo caloroso);

3. Mente: Construa sua força de vontade, clareza interior, consciência sensorial e alegria inata de viver.

Esses pilares são mais poderosos do que você pode imaginar — nos preparam para melhorar nosso bem-estar físico e emocional, além de nos conectam profundamente com nossa fisiologia para superar os desafios da mente e do corpo.

Além disso, nesses tempos de turbulência global, o Método Wim Hof ​​pode servir como um manual de medidas claras e eficazes para nos tornar mais fortes e saudáveis — ao mesmo tempo, o método auxilia seu sistema imunológico, hormonal e metabólico.

Eu o convido a testemunhar seu próprio florescimento e a superar seu condicionamento. Este método é acessível a todos. A beleza do seu próprio potencial está esperando por você.

Todo o amor, todo o poder!

Wim HOF

O Método Wim Hof em Evidência

No livro O Método Wim Hof, o atleta radical visa mudar a maneira como as pessoas percebem a consciência e o potencial humano

O Homem do Gelo está chegando, seu nome é Wim Hof, e apresenta técnicas para fortalecer a mente e o corpo, que desenvolveu ao longo de mais de 40 anos — durante os quais ele conquistou mais de 20 recordes mundiais do Guinness baseados em resistência. Este novo livro tem foco na saúde e na espiritualidade e pretende mostrar como ativar todo o nosso potencial humano.

Este determinado holandês cuja fama o levou a estrelar documentários e até mesmo ganhar um filme biográfico (já em produção) com Joseph Fiennes fazendo o papel de Wim — agora nos mostra sua incrível história de vida e explora os três pilares de seu programa de bem-estar: exposição ao frio, respiração consciente e o poder da mente. “O Método Wim Hof ​​é uma forma de nos trazer de volta à sintonia com nossas capacidades inatas e nossa essência esquecida”, diz Hof. “Quero que os leitores sintam que existe um atalho de volta ao seu núcleo central e possam se abrir para uma sensação forte de propósito vital.”, completa.

O Método Wim Hof ​​(WHM) é planejado para redefinir a química do corpo de uma pessoa para um estado mais primitivo. “À medida que a humanidade evoluiu e desenvolveu a tecnologia — que nos deixou cada vez mais confortáveis -, o ser humano foi perdendo a capacidade inata não apenas de sobreviver, mas de prosperar em ambientes extremos”, diz Hof. “Na ausência de estresse ambiental, as coisas que construímos para tornar nossas vidas mais fáceis, acaberam nos tornando mais fracos. Mas, e se pudéssemos despertar os processos fisiológicos adormecidos que tornaram nossos ancestrais tão fortes?”, pergunta.

Nascido na Holanda, Hof, hoje com 61 anos, tornou-se conhecido como “O Homem de Gelo” graças às suas façanhas como um atleta radical, embalando todo o seu corpo no gelo por mais de uma hora de cada vez, escalando o Monte Kilimanjaro com apenas um par de shorts ou fazendo uma meia maratona acima do Círculo Polar Ártico, descalço. Mas essas aventuras foram muito mais do que um teste de resistência pessoal. Elas serviram também para divulgar os benefícios de seu método para o público — e mais importante, para a comunidade científica e médica.

Hof acredita que o método permite controlar seu sistema nervoso autônomo, que mantém sua temperatura corporal estável apesar das condições adversas. Acredita-se que suas práticas também estimulam o sistema imunológico e o bem-estar emocional, bem como melhoram o desempenho atlético, regulam a dor, aumentam a energia, combatem a inflamação e até melhoram a vida sexual. Ele afirma que os leitores podem praticar seu método com segurança, sozinhos, em seu próprio ritmo e no conforto de suas casas. “Apenas respire, filho da puta”, é uma de suas frases favoritas. “Um banho frio por dia mantém o médico longe” é outra.

O comportamento entusiasmado e contagiante de Hof foi reconhecido quando ele estrelou um episódio recente da série de documentários de saúde e bem-estar da Netflix, feita por Gwyneth Paltrow, The Goop Lab. “Eu simplesmente me diverti muito”, diz Hof. Sua aparição incluiu fazer pessoas pularem em um Lago Tahoe frio; ele até mesmo treinou Paltrow com seus exercícios respiratórios, além de fazê-la passar por uma rodada de flexões.

“Por meio dessas técnicas simples, mas poderosas, você pode fazer uma mudança absoluta interior”, Wim Hof

Hof reconhece que as técnicas de respiração e meditação existem há milênios. “No entanto, descobriu-se que o frio e esses exercícios respiratórios específicos são uma forma mais direta e eficaz de combater o estresse profundo”, diz ele. “No final das contas, o método pode ser complementar a qualquer prática”, completa.

Apesar de seu sucesso, Hof não gosta de ser chamado de guru. “Por meio dessas técnicas simples, mas poderosas, você pode fazer uma mudança absoluta interior”, diz ele. “Você é o único a fazer isso. Você é o alquimista, você cura a si mesmo. Eu só acabei de te deixar ciente do seu verdadeiro poder interior”.

--

--

Grupo Editorial Pensamento

Mais que livros, inspiração. Há mais de 100 anos publicando conteúdos para o bem-estar, que tragam mensagens positivas e boas reflexões.